Num acto presidido pelo Presidente da companhia, Antonio Brufau, e pelo Presidente da Câmara de Madrid, Alberto Ruiz-Gallardón

Repsol inaugura a primeira Estação de Serviço Sustentável do mundo

• É a primeira estação de serviço do mundo certificada por BREEAM, o método internacional líder em certificação de sustentabilidade de edifícios.
  • Situada na madrilena rua de Alberto Aguilera, trata-se de um projeto com um desenho singular, que foi aprovado pela Comissão de Património Histórico da Câmara Municipal da capital.
  • É uma das primeiras estações de serviço do mundo com iluminação totalmente à base de LED, que dura 5 vezes mais e reduz o consumo energético em 80 por cento.
  • Na sua construção utilizaram-se diversos materiais reciclados: 7000 jornais para a construção das paredes interiores, lã de ovelha no isolamento, e plásticos e aparas de madeira para o mobiliário, entre outros.
  • A instalação conta também com a certificação AENOR de acessibilidade universal. Repsol recebeu numerosos reconhecimentos nesta matéria, dos quais o mais recente foi o prémio Discapnet da Fundação Once, pelo seu compromisso com as pessoas portadoras de discapacidade e pelo trabalho desenvolvido para a integração deste colectivo

13 de Abril de 2011 15:05 CET

Rss Imprimir Descarga Versión en PDF (146 Kb)

O Presidente da Câmara de Madrid, Alberto Ruiz-Gallardón e o Presidente da Repsol, Antonio Brufau, inauguraram hoje em Madrid a primeira estação de serviço do mundo certificada por BREEAM, o método internacional líder em avaliação e certificação de sustentabilidade de edifícios. No acto participou ainda a Delegada da Área de Governo de Meio Ambiente da Câmara Municipal de Madrid, Ana Botella, entre outras autoridades.

O edifício, situado na emblemática rua de Alberto Aguilera, em Madrid, tem um desenho singular, que foi aprovado pela Comissão de Património Histórico da Câmara Municipal da capital.

A estação foi construída obedecendo a parâmetros de ecoarquitectura, com um novo conceito de sustentabilidade, empregando vários materiais reciclados. Assim, por exemplo, no fabrico das paredes interiores utilizaram-se mais de 7.000 jornais reciclados, e empregou-se lã de ovelha como material isolante. O mobiliário da loja reutiliza plásticos e aparas de madeira, e alguns elementos foram reutilizados, como as tulipas desenhadas por Norman Foster, provenientes de outra estação de serviço da companhia.

Também a gestão desta singular estação de serviço será sustentável: é eficiente energeticamente graças à incorporação de elementos como um depósito que recolhe a água da chuva para a rega e para os sanitários, ou um sistema de controlo de consumos domotizado. Além disso é uma das primeiras estações de serviço do mundo com iluminação 100% LED, com uma duraçõ 5 vezes superior, e que reduz o consumo energético em 80%.

A instalação conta também com a certificação de acessibilidade universal AENOR, somando-se assim às outras duas estações de serviço em Espanha, todas da rede Repsol, que contam com este certificado. O seu desenho é acessível tanto para trabalhadores como para utilizadores, o que constitui um avanço no campo da acessibilidade. Tanto em acessibilidade como em sustentabilidade pretendeu-se ir um passo mais além da legislação, utilizando as melhores práticas possíveis, que serviram como aprendizagem para outras instalações.

Visita virtual à estação de serviço sustentável

A acessibilidade nas estações de serviço Repsol

Repsol é pioneira na adequação da sua oferta e dos seus espaços em estações de serviço a clientes com mobilidade reduzida e outras limitações. Esta filosofia está presente em todas as atividades da companhia, que se posicionou como um referente em Espanha pelo seu contínuo esforço por manter os melhores standards de acessibilidade nas estações de serviço e nos seus próprios escritórios.

A companhia iniciou a segunda fase do seu projeto para tornar mais acessíveis mais de 500 estações de serviço da sua rede. Graças a esta iniciativa a companhia contará com a maior rede de estações de serviço acessíveis de Espanha, e uma das maiores da Europa. Repsol iniciou em 2010 uma primeira fase do projeto, que se levou a cabo em 289 instalações da companhia.

Adicionalmente, Repsol editou um Guia de Acessibilidade das Estações de Serviço, que propõe um conjunto de normas de orientação para facilitar e melhorar o acesso das pessoas com dificuldades ou limitações de mobilidade às estações de serviço, analisando em detalhe os aspetos que se devem considerar na construção destas instalações, seguindo critérios de acessibilidade.

O compromisso da Repsol

A companhia recebeu numerosos reconhecimentos neste âmbito, sendo o mais recente a atribuição no passado mês de Março a Repsol e à sua Fundação do prémio Discapnet da Fundação Once, pelo seu compromisso com as pessoas portadoras de discapacidade e pelo trabalho realizado para a integração deste coletivo.

Repsol tem atualmente 360 pessoas com capacidades diferentes no seu quadro de pessoal em Espanha, 22% das quais ocupam postos técnicos qualificados, tendo organizado ao longo dos últimos 4 anos mais de 30 cursos de formação ocupacional dirigidos a 480 profissionais portadores de discapacidade.

A companhia também é uma referência entre as empresas espanholas pelo seu contínuo esforço para manter os melhores standards de acessibilidade nas estações de serviço e nos seus escritórios, e por abordar a integração desde uma perspetiva transversal. A companhia conta com um Comité de Diversidade e Conciliação integrado pela alta direção, e em que participa de forma explícita um grupo de trabalho de capacidades diferentes.

Buscador de Imprensa

Utilitários